Logo

Versões do .NET Framework

As vezes existem dúvidas por parte do pessoal de suporte ou de implantação, a respeito de qual versão do .NET Framework instalar. Até mesmo desenvolvedores, por não ter passado ainda por uma situação de dificuldade, ou simplesmente não se preocupar com isso.

Em primeiro lugar, é necessário explicar sobre a "retrocompatibilidade suportada" pela Microsoft. Se você tem um projeto (assembly) feito para o .NET 2.0, o ideal é que você tenha instalado no seu sistema operacional a versão topo da linhagem de retrocompatibilidade, que no caso é a 3.5.

Não veja essa retrocompatibilidade como algo que foi "adaptado" para se compatível sem a mesma qualidade da versão original. Diversas correções de bugs, otimizações, e novos recursos foram disponibilizados desde a versão inicial, a versão topo é realmente a melhor indicada para rodar a sua aplicação.

O que acontece quando você vai instalando as versões na sequência, uma após a outra?

Fazer dessa maneira era um mito de alguns técnicos no passado, achando que você precisava instalar a primeira versão, depois ir "atualizando" com as próximas. Infelizmente a grande responsável por essa confusão foi a própria Microsoft, por não deixar claro como era o ciclo de vida da plataforma .NET. Fazer dessa maneira (ir instalando as versões na sequência) não tem problema nenhum, tudo vai funcionar da maneira como se espera, entretanto é totalmente desnecessário, basta instalar a versão topo da linha de retrocompatibiliade de acordo com a aplicação que você vai querer rodar.

Segue abaixo uma tabela com as versões do .NET Framework versus os sistemas operacionais suportados.

Compatibilidade
Versão Download Windows 2000 Windows XP Windows Vista Windows 7 Windows 8 Windows 8.1 Windows 10 Linux OS X
Não compatível
1.0 Link





Não compatível
1.1 Link




Retrocompatível 2.0 Link



3.0 Link


3.5 Link


Retrocompatível 4.0 Link


4.5 Link



4.5.1 Link



4.5.2 Link



4.6 Link



4.6.1 Link



4.6.2 Link



Não compatível
Core 1.0 Link


Legenda:

Já vem junto com o sistema operacional
Funciona, basta instalar

Algumas observações fazem-se necessárias:
  • A partir do Windows 8, o .NET 3.5 passou a ser instalado via a função de "Adicionar ou Remover Recursos" do Windows.
  • O .NET Core 1.0 agora também funciona para Linux e o OS X, o processo de instalação nesses sistemas operacionais não é o mesmo que estamos acostumados no Windows.